Publicado em: terça-feira, 08/10/2013

Ginástica: Ouro olímpico, Arthur Zanetti é campeão mundial das argolas

Ginástica: Ouro olímpico, Arthur Zanetti é campeão mundial das argolasAtual campeão olímpico, o brasileiro Arthur Zanetti conquistou pela primeira vez a medalha de ouro em campeonatos mundiais no último sábado (5), no Mundial de Antuérpia, na Bélgica. O atleta teve uma chegada perfeita ao solo e conquistou 15.800 pontos. O segundo colocado foi Aleksadr Balandin, da Rússia, que marcou 15.733 pontos e ficou com a prata. Já o norte-americano Brandon Wynn fez 15.666 pontos e levou o bronze.

Um dos favoritos à conquista da prova, o chinês Yang Liu foi apenas o quarto colocado, com a nota de 15.633. Pressionado por ter sido o sexto a se apresentar, o atleta asiático falhou na aterrisagem. O quinto colocado foi o holandês Lambertus van Gelder, com 15.533 pontos, enquanto o francês Samir Ait Said, fez 15.500 pontos e foi o sexto colocado.

Essa foi a segunda vez que Zanetti conquistou medalhas em campeonatos mundiais. Em 2011, o brasileiro levou a prata no Mundial de Tóquio, no Japão. Naquela ocasião, o chinês Chen Yibing foi o vencedor da prova. Outro título de expressão além deste e do ouro olímpico em Londres, em 2012, o atleta de São Caetano do Sul também conquistou a medalha de prata na prova das argolas nos Jogos Pan-Americanos de 2011, disputados em Guadalajara, no México.

Para garantir seu primeiro ouro em Mundiais, Zanetti utilizou a estratégia de não tentar usar um novo elemento, ou seja, uma exibição de dificuldade F, a mais rígida na avaliação dos juízes. Assim, orientado pelo técnico Marcos Groto, o ginasta venceu os concorrentes da mesma maneira que no ano passado, nas Olimpíadas de Londres.

Brasileiros não conseguem pódio na final da prova do salto

No último domingo (6), os brasileiros Sérgio Sasaki e Diego Hypólito ficaram fora do pódio na final da prova de salto. Enquanto o primeiro conseguiu o quinto lugar com a nota de 15.099, seu compatriota foi o sexto colocado com 15.049 pontos.