Publicado em: quinta-feira, 21/08/2014

Gilberto Braga rebate críticas sobre seus personagens gays

Gilberto Braga rebate críticas sobre seus personagens gaysNos últimos meses, os personagens homossexuais das tramas e novelas da Rede Globo tem ganhado muito destaque. O problema é que após o sucesso do empresário Félix, na trama Amor à Vida de Walcyr Carrasco, vivido por Mateus Solano, parece que os personagens ganharam ainda mais destaque, dando aos dramaturgos uma segurança maior para apostar nestes papéis sem temer a reação do público aos gays. Na novela Império, o autor Aguinaldo Silva, apostou em personagens que fogem do tradicional das tramas.

São quatro personagens singulares, como Xana Summer, vivida por Ailton Graça, o aspirante a ator Leonardo, personagem de Klebber Toledo, Cláudio Bolgari, vivido por José Mayer e também o blogueiro Téo Pereira, encarnado por Paulo Betti. O autor Gilberto Braga afirma que a aposta nestes personagens se trata apenas de um reflexo da realidade, já que a união entre homossexuais e pessoas que assumem seus relacionamentos e orientação sexual tem se tornado cada vez mais comum.

Ele comentou que já algum tempo, não se viam tantos casais gays na rua, como estão vendo agora. O dramaturgo comentou com a imprensa e tratou do assunto na última quarta feira, durante o lançamento do livro Arpoador, em parceira com o fotógrafo Frederico Mendes. Gilberto Braga é homossexual assumido e garante que personagens que refletem isso deveriam ser ainda mais comuns. Em sua próxima novela, que está sendo preparada para o próximo ano, o autor trará a história de um casal de lésbicas, Nathália Timberg e Fernanda Montenegro. A trama será Babilônia, que inicia suas gravações em novembro deste ano.