Publicado em: quinta-feira, 17/07/2014

Gerente da CPI negou que haja irregularidades na construção da refinaria Abreu e Lima

Gerente da CPI negou que haja irregularidades na construção da refinaria Abreu e LimaFoi com o plenário da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras no Senado vazio, que o gerente-geral de Implementação de Empreendimentos da Petrobras, Glauco Colepicolo Legati negou todos os tipos de irregularidades que foram apontados na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Por conta da suspeita de superfaturamento pelo Tribunal de Contas da União, a planta de refino é foco das investigações da comissão.

Mas não é de hoje que a CPI da Petrobras anda vazia, desde que ela foi instalada, poucos senadores governistas marcaram presença. Nessa quarta-feira, dia escolhido para que a Casa faça um esforço concentrado afim de tentar votar em projetos no plenário, só estavam presentes o relator, senador José Pimentel (PT-CE), e o vice-presidente, Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP), eles participaram da reunião e ficaram sentados ao lado do gerente da Petrobras. Além deles, enquanto davam o depoimento, o plenário só ficou ocupado por assessores e jornalistas que acompanhavam a sessão.

Obra mais fiscalizada

Os opositores não são a favor da CPI do Senado porque preferem se concentrar na CPI mista (de deputados e senadores) e que ainda está funcionando normalmente. Como os oposicionistas não estavam no plenário, o gerente da Petrobras optou por moderar na hora de responder a lista de perguntas que foram previamente elaboradas pelo relator e não foi questionada durante o depoimento.

O gerente-geral da Petrobras foi chamado para dar explicações acerca da construção da refinaria pernambucana Abreu e Lima, o assunto estava incluído porque os governistas tinham a intenção de atingir o candidato à presidência, Eduardo Campos, que é ex-governador do Pernambuco. De acordo com Glauco Legati, a Abreu e Lima foi a obra mais fiscalizada pelo TCU que mesmo tendo um aumento significativo nos custos incialmente previstos, não teve erros no projeto.