Publicado em: terça-feira, 12/06/2012

Georges Mathieu falece aos 91 anos

Considerado como o pai da abstração lírica, o pintor francês, Georges Mathieu faleceu no último domingo (10). Mathieu também era visto como o precursor dos “happenings”. O artista morreu em um hospital em Paris, na França, aos 91 anos, e sua morte foi anunciada pela família.

Conhecido somente por Georges Mathieu, Georges Victor Mathieu d’Escaudoeuvres foi um dos mais famosos pintores da França, e um importante artista para o mundo nos anos de 60 e 70. Sua importância era tão grande no país europeu que chegou a ocupar o papel oficial de artista francês.

O artista

Georges Mathieu nasceu em Boulogne-sur-mer, na França, no ano de 1921. Ele quebrou padrões de toda uma época ao ser o primeiro pintor da França a ir contra a geometria. O artista ficou mundialmente conhecido por ser um dos líderes do expressionismo abstrato. Suas obras eram criadas de maneira rápida e impulsiva.

A partir do ano de 1947, Mathieu comandou vários protestos para que as artes fossem finalmente libertadas do classicismo. Sua técnica, nenhum pouco convencional, possuía traços de muita emoção e movimento. Suas obras são relacionadas ao Tachismo e ao Abstracionismo lírico.