Publicado em: segunda-feira, 20/02/2012

Gaviões da Fiel homenageia ex-presidente Lula

Gaviões da Fiel e ex-presidente LulaA escola de samba Gaviões da Fiel empolgou a torcida de foliões com o relato da vida do ex-presidente Lula. O desfile mostrou não só a biografia de Luiz Inácio, como também parte da história recente do Brasil. O ex-presidente, que atualmente luta contra um câncer, não pode comparecer a apresentação.

Lula, além de homenageado, também é corintiano e sua ausência não abalou a apresentação da escola, que empolgou a torcida presente no Anhembi. A Gaviões da Fiel foi a sexta escola a desfilar durante o segundo dia do Carnaval 2012 em São Paulo.

O ex-presidente Lula, entretanto, acompanhou o desfile/homenagem pela televisão, em seu apartamento em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista. Ao final da apresentação, Lulu telefonou para a esposa, D. Marisa Letícia, que desfilou na escola, para contar que tinha ficado emocionado.

O enredo da Gaviões vinha com o título: “Verás que o filho fiel não foge à luta – Lula, o retrato de uma nação”, fazendo referência a história do homem que nasceu no agreste pernambucano e exerceu durante dois mandatos o cargo mais importante do país. Entre o primeiro até o último dos cinco setores, a Gaviões contou a infância pobre de Lula, passando para a situação de migrante em São Paulo, pelo engajamento sindical e a campanha vitoriosa em 2002, quando ganhou a presidência. No final, a escola abordou ainda a vertente corintiana do homenageado.

Apesar da ausência no desfile, Dona Marisa Letícia afirmou que se a Gaviões ficar entre as campeãs, o ex-presidente Lula poderá desfilar na sexta feira, em São Paulo. Uma grande surpresa do desfile foi a bateria da escola, que sofreu uma transformação. Os componentes retiraram as fantasias de operários, se transformando em presidentes da república. Sambando à frente estava a rainha Tatiane Minerato, junto da madrinha, Sabrina Sato. Sabrina se machucou com a fantasia, encerrando o desfile com o dedo sangrando. “Nem senti nada, estou muito emocionada”, afirmou.