Publicado em: terça-feira, 09/08/2011

Garota de 10 anos descobre falha em jogo para iOS e Android

Evento hacker realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos, o Dafcon, teve como uma das suas principais atrações uma menina de 10 anos, a qual se intitula de Cyfi. A jovem descobriu uma falha na jogabilidade de um game para iOS, o sistema operacional do iPhone, e para o Android, sistema operacional desenvolvido pelo Google.

Um dos objetivos do jogos é fazer com que as plantações cresçam para que seja possível vendê-las e fazer dinheiro. Em entrevista, a jovem não quis informar o seu verdadeiro nome, mas explicou como funciona a falha descoberta por ela. Enquanto estava entediada esperando que as suas próprias plantas crescessem, Cyfi começou a desligar a rede Wi-Fi dos aparelhos. Depois disso, a menina adiantou os relógios internos dos aparelhos, o que fez o jogo reconhecer um horário diferente para demonstrar o crescimento das plantas.

Caso a falha fosse descoberta por outras pessoas, esse recurso pode fazer com que os mal intencionados tirem dinheiro do problema com a jogabilidade. Ao mesmo tempo, existem recursos que podem impedir a alteração do relógio interno, mas a lógica usada pela garota surpreendeu até mesmo os desenvolvedores do jogo. Agora, os responsáveis pelo jogo já tiveram tempo o suficiente para corrigir a falha encontrada por Cyfi.

Além da possibilidade de fazer as plantas crescerem mais rápido, a falha também poderia ser usada para obter dados importantes do próprio jogo ou o código da sua identidade. Porém, isso ainda não foi explicado, pois primeiro os desenvolvedores resolveram o problema. Como recompensa, a garota recebeu um prêmio em dinheiro.