Publicado em: quarta-feira, 09/04/2014

García Márquez deixa hospital, mas quadro exige atenção

García Márquez deixa hospital, mas quadro exige atençãoO colombiano vencedor do Novel de Literatura Gabriel García Márquez, de 87 anos, recebeu alta médica depois de ter passado oito dias internado em decorrência de um quadro de pneumonia.

Ele foi transferido para sua casa na Cidade do México, onde continua sob acompanhamento médico, já que seu estado ainda é considerado delicado em decorrência de sua idade avançada.

A porta voz do Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, Jaqueline Pineda, explicou que o escritor recebeu alta na terça feira, mas que irá continuar em repouso em casa.

De acordo com Mercedes Juan López, o titular de Saúde do governo do México, o autor sofreu de um quadro de pneumonia bastante grave e que mesmo com a melhora da crise, ele continuará sendo mantido sobre acompanhamento em sua casa, para evitar que a infecção retorne.

O autor colombiano esteve internado desde o último dia 31 de março, mas somente na última semana, cerca de quatro dias depois, que sua hospitalização foi divulgado na mídia, revelando o grave caso de pneumonia. Por conta da idade, familiares e amigos ficaram bastante preocupados com a condição do escritor.

Sua última aparição em público aconteceu no início de março, quando foi avistado fora de casa, no sul da Cidade do México, para uma conversa com a imprensa e vários jornalistas, para dar uma declaração por conta de seu aniversário. Ele se mostrou bastante sorridente, recebendo presentes da imprensa e do público, tirando fotos, mas sem prestar qualquer declaração.

Garcia Marquez é o autor do aclamado Cem Anos de Solidão. Suas aparições e declarações públicas foram restritas ao máximo nos últimos anos, por questões de saúde.