Publicado em: terça-feira, 16/07/2013

Game ‘Favela Wars’ simula Complexo do Alemão

Game ‘Favela Wars’ simula Complexo do AlemãoUm divertido jogo deu o que falar nessas últimas semanas. É ‘Favela Wars’, jogo produzido no Brasil, que simula guerra entre traficantes e policiais no Rio de Janeiro. O jogo tem mais de 100 mil usuários cadastrados na versão teste, lançada em abril deste ano. Além do ambiente de já explorado nos cinemas – Tropa de Elite, Cidade de Deus, entre outros – a ficção simula pessoas queimadas em pneus e traz um cenário, digamos um tanto familiar.

Reproduzir o Complexo do Alemão no game pode ter sido uma estratégia de marketing dos criadores. Mas a favela tem história e foi retratada no ambiente digital. A disputa de territórios entre a polícia e o tráfico faz sucesso também em outros jogos – como o de tiros, Counter Strike, entre outros.

De acordo com um dos criadores, Dan Eisenberg, afirmar que um jogador será influenciado negativamente pelo jogo, a ponto de se tornar um criminoso, é o mesmo que dizer que o jogador de Farmville se tornará um fazendeiro na vida real. É verdade, com exceção de que o game brasileiro foi inspirado na vida real. Inclusive, a ideia do jogo, segundo Eisenberg, surgiu quando ele ficou preso no trânsito do Rio, na Linha Vermelha, vivenciando um tiroteio entre bandidos e policiais.

Algumas questões bem polêmicas surgiram devido à simulação das pessoas queimadas em pneus. No jogo, você pode escolher ser bandido, ou policial. Escolhendo a primeira opção, o jogador deverá defender o morro da invasão policial. Seria o jogo imoral? Não na visão dos usuários. De fato, a proximidade com a realidade brasileira foi exatamente o que tornou o game um sucesso.

Por enquanto, apenas a versão demo foi disponibilizada. A previsão de lançamento do jogo completo é para o final de 2013, ou janeiro de 2014.