Publicado em: quinta-feira, 20/10/2011

Galaxy Nexus apresenta inovações e melhorias para o mercado de smartphones

O anúncio de lançamento do dispositivo Galaxy Nexus, desenvolvido pela Samsung e pelo Google, que mostrou pela primeira vez o sistema operacional Ice Scream Sandwich, tem alguns recursos que o diferenciam do restante de opções de celulares inteligentes à venda no mercado. As empresas divulgaram o produto na última terça-feira (18), data posterior à inicialmente prevista, pois ambos os grupos concordaram que a morte de Steve Jobs, cofundador da Apple, deveria ser respeitada na agenda comercial.

De modo geral, são cinco novidades que fazem parte da atualização do Android do Google. A principal inovação é o recurso Face Unlock, o qual permite que o usuário desbloqueie o dispositivo ao olhar de frente para a câmera embutida do telefone. A pesar de ser uma das maiores apostas das empresas, a demonstração ao vivo do recurso em Hong Kong não funcionou como deveria. Na seqüência, outro atrativo é o Android Beam, que permite enviar vídeos, fotos, apps, links e outros conteúdos para qualquer telefone Android.

Para fazer com que funcione, basta segurar um dispositivo próximo ao outro e apertar a tecla ‘enviar’. A terceira facilidade é o Voice Typing, que permite ‘escrever’ mensagens somente com a fala. Para portadores de necessidades especiais e motoristas este recurso pode ser conveniente. O dispositivo reconhece o som oral e automaticamente transforma em texto.

Além disso, melhorias também foram consideradas, como é o caso das câmeras demoradas em smartphones. O Galaxy Nexus supostamente resolve o problema de imagens tremidas pela demora de capturar a foto. Por fim, a tela do Nexus se classifica como uma das maiores do mercado com 4,65 polegadas.