Publicado em: terça-feira, 29/04/2014

Gael García Bernal e Sofia Coppola serão júri em Cannes

Gael García Bernal e Sofia Coppola serão júri em CannesA 67ª edição do grande festival de cinema de Cannes terá entre os jurados o ator e diretor Gael García Bernal, a cineasta Sofía Coppola e o ator Willem Dafoe. O evento acontece entre os dias 14 e 25 de maio. Quem irá presidir o júri será a cineasta Jane Campion, da Nova Zelandia.

Além deles, o corpo de jurados será ainda mais misto com a presença de atrizes como a francesa Carole Bouquet, a sul-coreana Jeon Do-yeon e a iraniana Leila Hatami. Já entre os produtores e roteiristas estão o chinês Jia Zhangke e o dinamarquês Nicolas Winding Refn.

O mexicano Gael García Bernal exibiu o primeiro longa de sua carreira como diretor no ano de 2007 em Cannes. O nome do filme é “Déficit”. O ator está com 35 anos e sua relação com o festival francês também inclui o prêmio ao longa “No”, em que atua como protagonista da história dirigida por Pablo Larraín, que é chileno. O filme foi premiado na mostra de nome Quinzena dos Realizadores. Isso aconteceu em 2012.

Já Sofia Coppola tem uma longa história com Cannes. Ela irá completar seus 43 anos de vida justamente durante os dias do festival. No ano de 1999, o primeiro longa-metragem que participou, o “As virgens suicidas”, esteve em exibição na Quinzena dos Realizadores. Depois de quatro anos, em 2003, Sofía recebeu o prêmio de melhor roteiro por seu trabalho em “Encontros e Desencontros”. Além disso, no ano de 2006, ela também esteve no festival de Cannes com o longa “Maria Antonieta”, terceiro trabalho da norte-americada Sofia Coppola como cineasta.

Nesta edição, 18 filmes estão na lista do prêmio Palma de Ouro. Entre eles estão os filmes de Jean-Luc Godard, de Ken Loach, de David Cronenberg e dos irmãos Dardenne. Para serem selecionados 18, nada menos do que 1700 filmes passaram pelo crivo dos organizadores do Festival de Cannes. As informações foram divulgadas pelo diretor de cinema Thierry Frémaux.