quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEducaçãoGabarito Enem 2012 - Saiba tudo sobre as provas e resultados

Gabarito Enem 2012 – Saiba tudo sobre as provas e resultados

gabarito enem 2012O Enem 2012, acontece neste sábado e domingo dias 3 e 4 de novembro. As provas, que contam com aproximadamente 6 milhões de estudantes inscritos, serão aplicadas na maior parte das cidades do Brasil. É necessário que os que vão realizar a prova fiquem atentos aos horários, pois, em todos os locais de provas os portões de acesso serão abertos pontualmente às 12h e fechados às 13h.

Gabaritos das provas do Enem 2012

Após o término das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é normal que os estudantes fiquem ansiosos para saber o resultado. É por isso que até o terceiro dia útil que segue da realização das últimas provas, que acontecem no dia 4 de novembro, no domingo, será disponibilizado no site do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, os gabaritos das provas objetivas. Portanto, a estimativa é que no dia 7 de novembro os gabaritos já estejam disponíveis para consulta no site do Inep. Já os resultados individuais serão disponibilizados a partir do dia 28 de dezembro de 2012. É importante lembrar que para ter acesso aos resultados individuais, o estudante deve informar no site do Inep o número de inscrição do Enem, mais a senha de acesso, ou então o CPF e mais o número de acesso.

Provas do Enem 2012

O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é uma prova realizada pelo MEC, o Ministério da Educação do Brasil. Além de ser utilizado para avaliar qual a qualidade do ensino médio do Brasil, o resultado obtido na prova do Enem também serve para ter acesso ao ensino de terceiro grau, o ensino superior nas universidades públicas do Brasil a partir do Sistema de Seleção Unificada, O SISU. Pois, as universidades que utilizam o SISU como forma parcial de seleção de novos universitários, usam a nota obtida noEnem para classificar os aprovados. Portanto, além de poder medir qual a qualidade no ensino público no Brasil, com a intenção de melhorá-la, o Enem também serve como porta de acesso ao ensino superior. Por isso é considerada uma prova tão importante para os estudantes que pretendem ingressar na universidade pública.

Para o ingresso nas universidades particulares, o resultado das provas do Enem também é muito importante. Pois, através do Programa Universidade para Todos, o ProUni, a nota obtida com o Enem pode garantir bolsas integrais ou também parciais em qualquer curso de graduação em diversas universidades particulares do país. Outra forma de utilizar o Enem para ingressar nas universidades particulares brasileiras é a partir do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, o Fies.

As matérias e assuntos que caem na prova do Enem 2012

No ano de 2009 as provas do Enem passaram por uma reformulação, e desde então as provas são organizadas a partir de questões de múltipla escolha, sendo que cada questão tem 5 alternativas, sendo A, B, C, D e E. As disciplinas que são cobradas nas provas do Enem são Matemática, Portuguêsl Literatura, Química, Física, Geografia, História, Biologia, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira, onde o estudante pode escolher entre duas opções: Inglês ou Espanhol.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias