Publicado em: segunda-feira, 17/10/2011

G20 vai elaborar lista com de bancos que precisam de auxílio financeiro

O G20, formado pelas 20 maiores economias do mundo, vai elevar uma lista aonde pretende apontar os 50 bancos mundiais que possuem mais importância para o cenário econômico e que precisam de auxílio. A listagem será concebida pelo presidente do Conselho de estabilidade Financeira e também presidente Banco Central Europeu, Mário Draghi.

A partir da listagem que deve ser publicada antes da próxima reunião, que acontece nos dias 3 r 4 de novembro em Cannes, na França, os bancos serão indicados pelos seus reguladores e buscarem por reforços capitais. A questão da quebra de bancos tem sido uma das maiores discussões entre os formadores do g20.

Nas últimas semanas, os principais bancos declararam que com as possíveis exigência, a recuperação econômica pode ser mais difícil. Porém, alguns banqueiros como o presidente do banco JP Morgan Chase e do Bank of America estão entre os que pedem novas regras para a contração do crédito.

O presidente do Conselho acredita que de 29 a 40 bancos podem ser considerados vulneraríeis sobre os possíveis resultados do mercado financeiros. Dessa fora, é essencial que sejam ponderadas algumas categorizações eventuais para conseguir absorver o impacto do prejuízo da crise. entre as principais medidas deve ser o aumento da supervisão a partir de um novo plano global que deve investir no reforço obrigatório do capital.