Publicado em: segunda-feira, 08/08/2011

G20 debate crise da dívida nos EUA e na Europa

O G20 realizou na manha deste domingo (7) uma conferencia telefônica de urgência para debater a crise da dívida na Europa e o rebaixamento da nota nos Estados Unidos. A informação foi liberada pelo vice-ministro sul-coreano das Finanças, Choi Jong-Ku, que se recusou a dar detalhes da conversa.

O ministro apenas afirmou que a confiança da Coreia do Sul do Tesouro dos Estados Unidos não mudou com a informação da Standard & Poor’s, que rebaixou q qualificação do crédito norte-americano de “AAA” para “AA+”.

Jong-KU garantiu que não haverá mudanças em relação a policia de reservas em dividas estrangeiras na Coreia do Sul. O anunciou do ministrou acorreu antes de uma reunião das autoridades do Banco Central da Coreia do Sul juntamente ao Ministério de Estratégia e a Comissão de Serviços Financeiros do país.

No mesmo dia, em Tóquio, os altos funcionários dos países do G7 concordaram sobre a necessidade de que os ministros das Finanças do bloco discutam a estabilidade dos mercados diante aos problemas financeiros na Europa e nos Estados Unidos. A reunião estava programada para acontecer antes da abertura dos mercados financeiros asiáticos e com a presença de funcionários dos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália, Reino Unido e do Japão.