Publicado em: sexta-feira, 10/08/2012

Futebol ganha Doodle em Homenagem às Olimpíadas de Londres 2012

Futebol ganha Doodle em Homenagem às Olimpíadas de Londres 2012A homenagem de hoje do Google vai para uma das modalidades mais conhecidas do mundo do esporte, o futebol. Desde o primeiro dia das Olimpíadas, a empresa de buscas tem transformado o seu logo em formas comemorativas das modalidades disputadas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Este é o terceiro doodle interativo da série de homenagens. O doodle está formado pela área de ataque de um gol, onde o usuário atua como goleiro e as letras que formam o nome da marca estão amontoadas ao lado das traves.

O futebol é disputado entre duas equipes adversárias, com a composição de 11 atletas cada um. Em todo mundo, são aproximadamente 270 milhões de pessoas praticando a modalidade em competições. As partidas acontecem em um campo retangular, coberto por grama, natural ou sintética. O objetivo do jogo é conseguir acertar a bolo no gol do time adversário. Quem marcar mais gols é declarado vencedor deste jogo, que é dividido em dois tempos, de 45 minutos cada um, com eventuais prorrogações e um intervalo de 15 minutos.

Sobre a origem do futebol pouco se sabe, mas, o que se acredita é que as primeira manifestações do que pode ter dado origem ao jogo moderno que hoje conhecemos aconteceram entre os séculos III e II a.C, na antiga dinastia da China.

Na ocasião, o jogo era conhecido como ts’uh Kúh, sendo realizado apenas com o lançamento de uma bola pequena na direção de uma rede no campo oposto. A modalidade contava ainda com uma variante, quando o jogador precisava enfrentar o ataque dos adversários.

O Japão também apresenta uma versão diferente do jogo, onde os atletas precisavam passar a bola de um para o outro sem deixar cair ao chão. Conhecido como kemari, esta prática acontece ainda hoje em eventos culturais.

Foi somente no ano de 1872 que aconteceu a primeira partida de futebol entre duas seleções a nível internacional, disputadas pelos times da Inglaterra e Escócia, chegando a terminar empatados 0x0. Em 1884, uma disputa marcou a primeira realização do British Home Championship, tendo a Escócia como grande campeã.

Daquele total de 270 milhões de praticantes do esporte, cerca de 265 milhões realizam de forma profissional, semi-profissional ou amadora. Este número representa 4% da população mundial. No Estados Unidos está o maior número de praticantes, chegando a quase 25 milhões. O Brasil ocupa o quarto lugar neste ranking, com mais de 13 milhões de praticantes.

A prática feminina iniciou apenas em 1892 em Glasgow, na Escócia. A primeira copa do mundo de futebol feminina aconteceu somente em 1991, sendo que cinco anos depois a modalidade passou a integrar os Jogos Olímpicos. Ao longo dos anos 1920, a disputa do futebol nas Olimpíadas eram o principal esporte, até que a Copa do Mundo foi criada, em 1930.