Publicado em: quinta-feira, 25/08/2011

Furacão Irene ameaça subir a Categoria 4 e causar mais danos nos Estados Unidos

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA emitiu nesta quinta-feira (25) sinais de alerta para a região da Costa Leste dos país por conta do furacão Irene que vem se aproximando. Na quinta-feira o furacão estava passando ao longo do noroeste das Bahamas. Na quarta-feira (24), o Irene foi classificado como Categoria 3 de força, sendo que existe a possibilidade de subir à Categoria 4. Foram emitidos alertas de ameaça de furacão e de tempestades.

Na segunda-feira (22), o furacão atingiu o Caribe, o que teve como consequência o corte do fornecimento de energia e inundações na região. Apesar de estradas terem sido bloqueadas com a queda de árvores e as inundações, não foram registrados mortos nem feridos como vítimas do Irene. A previsão de que o furacão atinja outras localidades da Costa Leste é pela perspectiva de que ele estava passando pelo Caribe para outras localidades.

Uma ilha da região da Carolina do Norte teve que evacuar turistas ainda na quarta-feira como medida de prevenção e segurança para o possível desastre natural. Os residentes seriam orientados a deixar suas casas nesta quinta-feira. De acordo com autoridades locais, a evacuação de quarta-feira foi um teste para verificar se a população corresponde às medidas de emergência depois de vários anos sem a ameaça de um furacão tão forte.

Depois da passagem do Irena por Porto Rico, o presidente americano, Barack Obama, declarou estado de emergência em todo o país. A categoria do furacão pode aumentar ao entrar em contato com águas mais quentes.