Publicado em: sexta-feira, 19/10/2012

Fundador do Megaupload explica como será novo site para compartilhar arquivos

Fundador do Megaupload explica como será novo site para compartilhar arquivosKim Dotcom, fundador do Megaupload está detido na Nova Zelândia desde o mês de janeiro. Lá ele apresentou informações sobre a nova forma que serão compartilhados arquivos, que ele pretende lançar e que deverá ser chamado de Mega. Dotcom afirmou que esta nova forma iria utilizar a nuvem e suas opções para que seja evitado que autoridades consigam acessar o que for postado.

A forma de operar deste novo sistema seria simples, a pessoa postaria um arquivo, que teria criptografia e teria decodificação pelo envio de uma senha em que apenas o usuário teria como acessar. Dessa forma, seria responsabilidade de quem postou o arquivo e não do Mega que não teria acesso a ela, e essa pessoa escolheria a quem passaria a senha e teria acesso ao arquivo.

Dotcom pensa que nem a lei que derrubou o Megaupload, e fez com que o site ficasse fechado não terá capacidade para que possa barrar o Mega. Ele diz que a única maneira de acabar com o serviço seria caso a criptografia fosse torna ilegal pelas autoridades.

Dotcom ainda cita a Carta de Direitos Humanos da ONU, que diz que o ser humano livre tem direito á privacidade, e que há o direito de suas informações ficarem protegidas e não é aceito espionagem contra isso.

Diversas autoridades do EUA, entre elas a polícia federal americana (conhecida por sua sigla FBI em inglês), fizeram com que o Megaupload e 18 sites fossem tirados do ar por avaliar que o site era parte de uma grande organização que fomentava a pirataria online.

Segundo as autoridades norte-americanas, o site causou mais de meio bilhão de dólares de perdas ao ter transgredido direitos de propriedade intelectual de várias empresas do país e do mundo.