Publicado em: terça-feira, 27/03/2012

Funcionários que usam Facebook no trabalho são mais felizes, diz consultor

Dificilmente um usuário de rede social consegue passar o dia todo sem acessar sua página. Os mais viciados conseguem ficar conversando por horas na web utilizando estes sites, porém, nem sempre isso é possível em seu ambiente de trabalho. No entanto, diversas empresas já permitem que seus funcionários acessem o Facebook no serviço para deixá-los mais “felizes e confortáveis”.

Esta informação foi divulgada pelo site Computerworld, e afirma que diversos gestores de tecnologia da informação acreditam que os empregadores estão autorizando que seus funcionários usem o Facebook como uma “válvula de escape”. Permitir que os funcionários tenham acesso à rede social seria uma forma de “troca” pelas horas no escritório e também quando eles levam trabalho para casa.

Número cada vez menor de bloqueios

De acordo com a companhia de análise Gartner, em uma pesquisa feita no começo do mês, o número de empresas que bloqueiam o acesso ao Facebook é cada vez menor. No ano de 2010, quase 50% das empresas não permitiam o acesso. De acordo com a Gartner, a taxa de redução por ano quanto ao bloqueio das redes sociais pelas empresas é de 10%.

Um consultor norte-americano afirmou que se um funcionário trabalha de 12 a 15 horas todos os dias, terá determinados momentos em que precisará parar seu trabalho e falar com a família e os amigos, sendo que as redes sociais o permitem fazer isso. O consultor afirma que as redes sociais permitem que um funcionário trabalhe durante horas “sem enlouquecer”.