Publicado em: segunda-feira, 21/05/2012

Funcionários municipais japoneses só podem beber dentro de casa

Os japoneses são conhecidos por sua disciplina e estarem sempre de acordo com as normas e regras estabelecidas. Recentemente, o prefeito de uma cidade do Japão afirmou que bebidas alcoólicas devem ser consumidas somente dentro de casa. Assim, o político não permite mais que os funcionários do município consumam álcool fora de suas residências.

A cidade em questão é Fukuoka, em que o prefeito Soichiro Takashima resolveu colocar em prática esta medida depois que vários escândalos, além de casos de violência, começaram a aparecer envolvendo funcionários municipais devidamente bêbados. A medida foi divulgada pelo jornal “Nikkei”.

Medidas rígidas

O prefeito de Fukuoka afirmou que irá fazer uma revisão interna, para que as medidas disciplinares aplicadas nos funcionários do município sejam mais rígidas, a gente que outros incidentes não voltem a acontecer. Para que a medida seja eficiente, a administração da prefeitura irá insistir que seus empregados passem a consumir sucos, água ou qualquer outro tipo de bebida que não tenha álcool.

A regra tem uma exceção. A pessoa poderá consumir bebidas alcoólicas em suas festas de casamento. Qualquer outra reunião ou comemoração não será permitida. Vários casos foram registrados na polícia local envolvendo funcionários embriagados. Em fevereiro, por exemplo, um funcionário do Departamento de Bombeiros da cidade foi preso por ter furtado um automóvel sob o efeito de bebidas.