Publicado em: quarta-feira, 03/07/2013

Franz Kafka recebe homenagem com doodle do Google

Franz KafkaFranz Kafka, o escritor de clássicos, é homenageado pelo anivesário de 130 anos. Kafka ficou conhecido como autor de livros clássicos, como Carta ao Pai”, “O Processo” e o aclamado “A Metamorfose”. A imagem que substitui o logo tradicional da página se refere a história de Metamorfose, trama em que o protagonista Gregor Samsa se transforma em uma barata.

O escritor nasceu na cidade de Praga, em três de julho de 1883, tendo falecido em três de junho de 1924, sendo considerado até hoje um dos principais autores da literatura moderna. Já é convencional para o Google alterar o logotipo de sua página inicial como forma de homenagear alguma celebridade ou personalidade da ciência, história ou cultura.

Kafka foi um escritor de ficção do século XX, de origem judaica, mas que escrevia em alemão. Estão situados entre os mais influentes da literatura ocidental o conjunto de seus textos, que contam com muitas obras incompletas, publicadas apenas após sua morte. É comum que sua história se centre em indivíduos que estão preocupados, vivendo um pesadelo, em um mundo bastante burocrático e impessoal, como no caso das obras O Castelo (1926), O Processo (1925) e A Metamorfose (1915).

Franz Kafka morreu em junho, internado no sanatório Kierling, perto de Klosterneuburg na Áustria. Apesar de sofrer há anos de tuberculose, diagnosticado em 1917, a causa oficial de sua morte foi identificada como insuficiência cardíaca. Seus textos são na maioria marcados por um tom imparcial, mas minucioso na descrição de detalhes, abrangendo temas como perseguição e alienação.

Os contos de Kafka são avaliados como realistas, trazendo personagens que vivem conflitos existenciais, da mesma forma como os indivíduos hoje em dia. Nas obras do escritor, os personagens dificilmente sabem por qual caminho seguir ou apresenta objetivos de vida, questionando a própria existência.