Publicado em: quarta-feira, 16/01/2013

Frank Zamboni ganha homenagem do Google

Frank ZamboniHoje 16 de janeiro, Frank Zamboni foi homenageado pelo Google com um doodle especial. Ele foi o inventor do veículo reparador de gelo para ser utilizado em pistas de patinação nos Estados Unidos da América.

Frank Zamboni

Frank Zamboni

Frank Zamboni nasceu no dia 16 de janeiro do ano de 1901, na cidade de Eureka, nos Estados Unidos. Sua invenção começou a ser comercializada no pais em 1949. Zamboni viveu até 1988. Hoje ele estaria completando seus 112 anos de idade. O doodle apareceu com um joguinho em que o jogador precisa retirar os excessos de neve de uma pista de patinação com a máquina inventada por Zamboni. A máquina funciona aplicando uma camada de água no local, que rapidamente congela e restaura o ponto antes danificado.

Frank Zamboni – Doodle

Frank Zamboni

Quem acessar a página no dia de hoje vai poder se divertir com um joguinho no gelo. Durante todo o dia de hoje muita gente perdeu a concentração do que estava fazendo ao entrar na página inicial do motor de buscas Google. Isso porque a homenagem de hoje no logo da empresa é um divertido doodle interativo, que relembra os 112 anos de nascimento de Frank Zamboni, o inventor americano que desenvolveu em 1949 um reparador de gelo.

Para isso, basta utilizar as setas do teclado do computador e conduzir o carrinho de neve para o sentido desejado. Um bonequinho espalha a neve que deve ser retirada para ganhar pontos. Conforme o internauta foi adquirindo mais pontos, ele consegue passar para a próxima fase com nível de dificuldade maior. O que não se pode é ficar sem gasolina ou escorregar nos obstáculos que vão surgindo. a interação é através de um jogo, onde o usuário é convidado a reparar os defeitos que os patinadores deixam na pista de gelo, usando a máquina de Zamboni. Com o passar das fases, o jogo vai ficando mais difícil, com um número maior de participantes usando a pista e dificultando o trabalho. No caminho, os patinadores ainda deixam combustível e outros bônus, além de obstáculos, no caminho do reparador, para dificultar ou somar pontos ao Zamboni.

Nas fases mais avançadas, o jogador conta com um galão de gasolina para aumentar o nível de combustível. Os obstáculos são casas de banana que fazem o veículo derrapar. Após o fim do jogo é possível compartilhar a pontuação no Google+, jogar de novo ou pesquisar sobre este doodle. Em 2007, Frank Zamboni recebeu o prêmio National Inventors Hall of Fame. Sua invenção repara partes do gelo, restabelecendo os locais irregulares ou ásperos a partir de uma camada de água que congela.