Publicado em: quinta-feira, 19/04/2012

França elege novo presidente no domingo

No próximo domingo (22), os franceses irão às urnas para escolherem que será o novo presidente do país. A campanha eleitoral dos candidatos foi marcada, além da crise econômica, por uma série de violências que chocaram a França e o mundo. O primeiro turno será disputado por dez candidatos, entre eles o atual presidente francês, Nicolas Sarkozy, do Partido União pelo Movimento Popular (UMP).

Além de Sarcoky, estão na disputa presidencial François Hollande, do Partido Socialista (PS), Marine Le Pen, do Partido de extrema-direita Frente Nacional (FN), Jean Luc Mélenchon, da Frente de Esquerda (FE) e François Bayroux, do Movimento democrático (Modem). Os candidatos que não tiveram nem 5% nas pesquisas são Nicolas Dupont Aignan, Eva Joly, Philippe Poutou e Jacques Cheminade.

Liderança

De acordo com as pesquisas de intenção de novo, a corrida para ocupar o Palácio do Eliseu está sendo liderada por François Hollande. Nos anos entre 1997 e 2008, Hollande foi secretário geral do Partido Socialista, no entanto nunca ocupou um cargo de ministério, o que é um dos requisitos para se tornar presidente da França.

Na tentativa de reverter o jogo, Sarkozy contou com a sua experiência no cargo na campanha, afirmando que é o único candidato com capacidade para solucionar a crise que o país enfrenta. O atual presidente francês já prometeu que irá cortar os gastos municipais e diminuir as ajudas para a Europa. Como principal plano de governo, Sarkozy aposta no protecionismo.