Publicado em: quarta-feira, 05/02/2014

Fox Sports pode comprar direitos de transmissão da Champions League

Fox Sports pode comprar direitos de transmissão da Champions LeagueO canal de TV por assinatura Fox Sports vem se expandindo de maneira impressionante nos últimos anos. Nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, a emissora completa dois anos em atividade no Brasil, e pode anunciar uma novidade de peso: após tirar da ESPN os direitos de transmissão da Bundesliga (Campeonato Alemão), agora a emissora tenta comprar os direitos da Champions League, maior competição esportiva de clubes do planeta.

Nos bastidores, ESPN e Fox Sports travam uma verdadeira batalha para ter os direitos de transmissão da competição no Brasil a partir de 2015. De acordo com fontes próximas à negociação, a Fox Sports vem, até o momento, levando vantagem na disputa.

Contratos

A ESPN tem contrato com a UEFA para transmitir a atual edição da Champions League (2013/2014), além da próxima (2014/2015). A emissora também possui os direitos de transmissão para internet e dispositivos móveis, além do programa Weekly Magazine, produzido pela UEFA e exibido semanalmente.

Contudo, para as próximas edições do torneio, a partir da temporada 2015/2016, a Fox Sports já considera praticamente certa a vitória sobre a concorrente. Por enquanto, a emissora prefere tratar o assunto de maneira diferente em público, afirmando apenas que está na disputa. Mas, internamente, a conversa é outra. Eduardo Zebini, vice-presidente da Fox Sports, se limitou a dizer que a emissora está sempre atenta ao que acontece no mercado.

Campeonato Alemão

A primeira derrota da ESPN para a Fox Sports aconteceu no ano passado, quando a Fox ganhou os direitos de transmissão da Bundesliga, principal competição de clubes da Alemanha. A emissora já começará a transmitir o Campeonato Alemão no final deste ano, assim que tiver início a temporada 2014/2015. Por enquanto, a edição atual segue sendo transmitida pela ESPN.

A derrota nos bastidores foi dura para a ESPN. O Campeonato Alemão, até poucos anos atrás, estava longe de ter o prestígio de competições como o Espanhol e o Inglês. Contudo, devido à ascensão das equipes do país em esfera continental, especialmente Bayern de Munique e Borussia Dortmund (que fizeram a última final da Champions League), a Bundesliga passou a chamar a atenção de todo o mundo. Sendo reconhecidamente um dos campeonatos nacionais com melhor organização no mundo, o torneio tem sido citado como um verdadeiro modelo de gestão a ser seguido.

Perda de mercado

Publicamente, o discurso da ESPN também é polido. João Palomino, diretor de jornalismo do canal, afirmou apenas que a Fox tem interesses em direitos de transmissão que não possui, algo comum em qualquer emissora, como BandSports, SporTV e a própria ESPN.

Por fim, Palomino declarou que a ESPN tem o objetivo de continuar transmitindo a Champions League nos próximos anos, mas é preciso aguardar para saber o que o mercado oferecerá nos próximos dias. Atualmente, a ESPN também transmite competições como Supercopa da Europa, Europa League e os campeonatos Italiano, Inglês, Russo, Espanhol e Holandês. O Alemão ainda está no catálogo da emissora, mas sairá assim que a competição deste ano se encerrar.