Publicado em: segunda-feira, 03/03/2014

Foursquare e Peixe Urbano criam parceria no Brasil

Foursquare e Peixe Urbano criam parceria no BrasilO aplicativo de geolocalização Foursquare e o serviço de compras coletivas Peixe Urbano anunciaram nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, uma parceria exclusiva para o público brasileiro, que tem como objetivo oferecer aos consumidores ofertas do Peixe Urbano em tempo real. Desde a semana passada, os brasileiros que utilizam o Foursquare podem visualizar, no aplicativo, descontos oferecidos pelo Peixe Urbano em estabelecimentos comerciais próximos.

Com a nova parceria, será possível adquirir os cupons de descontos do Peixe Urbano através do próprio Foursquare. Como cada estabelecimento comercial define as regras para a utilização dos cupons, eles poderão ou não ser usados imediatamente.

Funcionamento

Para encontrar as ofertas do Peixe Urbano, os usuários do Foursquare precisam apenas selecionar a opção “Pesquisar nas proximidades” e, em seguida, selecionar a opção “Ofertas”. De acordo com o Foursquare, no momento estão disponíveis cerca de mil ofertas em todo o Brasil. De acordo com Júlio de Vasconcelos, um dos fundadores do Peixe Urbano, a parceria com o aplicativo de localização será uma nova fonte de receita e divulgação da marca para o Peixe Urbano.

A ideia da parceria partiu o Foursquare. Apesar de não revelar números exatos sobre o número de usuários no país, os desenvolvedores do aplicativo já afirmaram que o Brasil é um importante mercado para o Foursquare, apresentando um crescimento de usuários superior ao de outros países. Ao todo, o estima-se que o Foursquare tenha mais de 45 milhões de usuários no planeta.

A parceria

Firmar parcerias com empresas de compras coletivas e descontos em geral não é uma novidade para o Foursquare. Curiosamente, o aplicativo já havia criado este tipo de parceria com o Groupon, grande rival do Peixe Urbano, em outros países. No Brasil, esta é a primeira parceria deste tipo.

A união com o Foursquare vai de encontro às novas ambições do Peixe Urbano, que enfrentou uma série de dificuldades em 2012, devido a um declínio natural na procura por compras coletivas. Na época, a empresa demitiu mais de 200 funcionários em todo o país, e se dedicou a uma reformulação profunda em seu modelo de negócios. Após este período difícil em 2012, o Peixe Urbano afirma ter apresentado um crescimento de 15% em 2013.

Dispositivos móveis

Em grande parte, a recuperação do Peixe Urbano se deve à utilização de dispositivos móveis. Os executivos da empresa acreditam que, já em 2014, o número de acessos ao serviço através de plataformas móveis supere os acessos em computadores e notebooks.

Com esta nova parceria, o Peixe Urbano pagará ao Foursquare uma porcentagem pelas compras feitas através do aplicativo. Em contrapartida, o serviço de compras coletivas passará a utilizar informações do Foursquare em sua própria página. A estimativa do Peixe Urbano é de que o faturamento com esta nova parceria permita um crescimento de 30% à empresa em 2014.

Para utilizar o novo serviço, os usuários não precisam instalar qualquer aplicativo extra. A integração das ofertas do Peixe Urbano no Foursquare está sendo realizada de maneira automática.