Publicado em: quarta-feira, 12/03/2014

Fotógrafo americano utiliza pipa para fotografar paisagens no Rio de Janeiro

Fotógrafo americano utiliza pipa para fotografar paisagens no Rio de JaneiroO americano Evan Renheimer, de 30 anos, é fotógrafo e enxergou no Rio de Janeiro um ótimo lugar para fazer uso de sua técnica, chamada de Kite Aerial Photografy (fotografia aérea em pipa), esta é uma técnica diferente afim de registrar as mais diversas paisagens. Para isso, ele usa uma pipa com 300 metros de linha, uma filmadora e uma máquina fotográfica, e com estes equipamentos que parecem ser ‘simples’, ele já registrou imagens aéreas de diversos cartões postais da cidade maravilhosa.

O fotógrafo conta que o Rio é um lugar que sempre teve vontade de visitar, e que é muito difícil que uma foto saia ruim em um lugar tão bonito. Ele acha que a tipografia da cidade é única e contribui para a fotografia com pipa, as praias de Ipanema e Copacabana são exemplos e ícones de beleza para o mundo e por isso acha que o resultado final ficará muito bom. O jovem americano, já usa essa técnica há 8 anos, e afirma que seu interesse pela fotografia surgiu ainda quando criança, contudo, só pode aperfeiçoa-lo na faculdade.

Técnica

A ideia de Evan que deu certo, de usar uma pipa como suporte para a câmera fotográfica, surgiu da falta de condições para comprar ou alugar aviões e helicópteros, e por isso encontrou na pipa um meio que tivesse a mesma finalidade e fosse bem mais barato, ele explica também que, sempre adorou soltar pipas e ficou imaginando em uma forma de colocar a câmera na pipa, assim passou um tempo pensando neste processo, até que se deu conta que usando este método, suas fotos seria únicas. Além do Brasil, ele já usou essa técnica em diversos países pelo mundo, como a Ilha da Páscoa na Polinésia, Monte Saint-Michel na França, Sydney Opera House na Austrália, entre outros. O Rio de Janeiro foi o primeiro lugar do país que ele visitou, mas afirma que pretende voltar para fotografar a Região dos Lagos em Búzios e também Foz do Iguaçu.