Publicado em: terça-feira, 03/04/2012

Fotógrafa cega faz projeto de mil fotos em mil dias

A norte-americana Amy Hildebrand possui o dom de fotografar. No entanto, ela tem uma limitação para a profissão que escolheu: Amy nasceu cega em decorrência do albinismo. Durante sua infância e adolescência, passou por diversos tratamentos médicos e conseguiu enxergar algumas formas, cores e sombras. Mesmo com sua limitação visual, a norte-americana se graduou em fotografia.

No ano de 2009, Amy Hildebrand começou um projeto onde seu objetivo era tirar uma foto por dia e publicá-las em seu blog, chamado With Little Sound. A ideia é publicar mil fotos durante mil dias. De 30 em 30 dias, a fotógrafa escreve um texto breve em seu blog, que é em inglês.

Uma foto por dia desde setembro

A fotógrafa norte-americana publicou sua primeira imagem em setembro de 2009, em que retrata uma camisa azul em um cabide e o sol atrás da roupa. Muito verde aparece na imagem. Através da fotografia, Amy transmite a ideia, para quem vê a imagem, como se ela realmente estivesse enxergando tudo que registra.

Em um de seus textos no blog, Amy afirma que quer se “refletir como uma só pessoa”, e que nem todos os seus dias são bons e que nem sempre suas fotos serão boas, porém as imagens serão a sua reflexão. Em uma entrevista para a BBC Brasil, a fotógrafa conta que o período mais difícil do seu trabalho foi quando seu padrasto recebeu o diagnóstico de um câncer terminal. Amy afirma que, depois da morte dele, tentou ser “o mais positiva possível”.