Publicado em: terça-feira, 24/01/2012

Fórum Social Temático começa hoje em Porto Alegre

Nesta terça-feira, dia 24 de janeiro, terá início o Fórum Social Temático (FST), ligado ao Fórum Social Mundial (FSM). O evento acontecerá em Porto Alegre e região metropolitana, e deve reunir várias organizações como preparação para a Cúpula dos Povos Rio+20, que acontece em junho no Rio de Janeiro. O tema do encontro é “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”.

A abertura do evento irá acontecer no Palácio do Piratini com a presença do diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano. Na programação terá a tradicional marcha de abertura e a concentração será no Largo Glênio Peres, onde o grupo irá se dirigir até o anfiteatro Pôr-do-Sol para um show.

Entre os que confirmaram presença no evento estão a presidente Dilma Rousseff e sete ministros, além de personalidades artísticas, a ativista chilena Camila Vallejo e o ex-ativista italiano Cesare Battisti, que irá lançar seu livro Ao Pé do Muro. A presidente Dilma irá participar do evento “Diálogos entre Sociedade Civil e Governo”, que irá acontecer na quinta-feira no ginásio do Gigantinho.

Entre os ministros que devem estar presentes estão Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos; Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República; Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Luiza Helena de Barros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Izabella Teixeira, do Meio Ambiente; Mendes Ribeiro, da Agricultura e Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres.