Publicado em: quarta-feira, 31/08/2011

Fórum para programadores da Nokia invadido por hackers continua desativado

A Nokia, empresa finlandesa que atua no desenvolvimento de celulares, desativou nesta segunda-feira (29) o seu fórum para discussões entre programadores que produzem para a sua plataforma. Durante o final de semana a empresa sofreu um ataque de hackers que comprometeu o sigilo de dados pessoais dos usuários do fórum hospedado no endereço developer.nokia.com. A empresa anunciou que o serviçode blog e wiki voltaram a funcionar, mas o fórum de discussões continuam temporariamente indisponível por motivos de segurança.

De acordo com as informações divulgadas pela empresa, o ataque foi realizado por meio de uma invasão no sistema SQL a partir de uma base de dados na qual estavam conectados. Apesar de terem admitido que o número de usuários prejudicados é maior do que imaginavam primeiramente, a Nokia não informou quantas pessoas tiveram seus dados violados. Ao mesmo tempo, a empresa garante que somente o endereço de email da maioria daqueles que tiveram suas informações comprometidas foi identificado.

Como essa é a única informação obrigatória exigida pelo site, a maioria não vai ter outros dados violados. Porém, aqueles que informaram data de nascimento, URL da página e nome de usuário podem ter esses dados também comprometidos.

Os usuários começaram a perceber que algo estava errado quando receberam mensagens com a imagem do personagem Homer Simpson e texto estranhos. Quando tentavam acessar o fórum, os internautas eram automaticamente redirecionados a outro endereço com a publicação originalmente em inglês “risos, a empresa móvel número 1 e não gasta um centavo com segurança do servidor!… Corrija suas brechas de segurança, ou será outra vítima da antisec.”