Publicado em: quinta-feira, 08/09/2011

Fortes chuvas causam problemas em Santa Catarina

Mais uma vez as fortes chuvas no estado de Santa Catarina causaram grandes estragos na região. A tempestade que caiu sobre o estado nesta quarta-feira (07) fez com que pelo menos 20 cidades apresentassem estragos devido ao temporal, de acordo com as informações divulgadas pela Defesa Civil divulgadas na manhã desta quinta-feira (08). Ao todo mais de 9 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas, 272 ficaram desalojadas e 65 pessoas ficaram desabrigadas.

Uma das situações mais graves é no município de Rio dos Cedros, que já registrou até o momento mais de 200 desabrigados. Já se sabe que mais de 6 mil pessoas tiveram algum tipo de prejuízo decorrente as chuvas na cidade de Jaraguá do Sul e mais outras 2.800 no município de Rio do Campo, no entanto até o momento não existem registros de mortes ou feridos.

Outra situação preocupante é a que ocorre no alto do Vale do Itajaí, onde o Rio Itajaí-Açu está 7 metros acima do nível normal e 20 famílias já estão desabrigadas. O nível do rio pode chegar até as 18 horas desta quinta-feira a 10 metros de altura, segundo o Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (Ceops), existe ainda a possibilidade das águas atingirem cidades próximas a Blumenau.

Quedas de barreiras também aconteceram em Santa Catarina atingindo três estradas, entre elas na SC-456, na cidade de Anita Garibaldi. As rodovias que apresentaram problemas durante a madrugada já tiveram seu tráfego liberado, segundo a Defesa Civil.