Publicado em: quarta-feira, 14/03/2012

Forte terremoto atinge o Japão e país tem alerta para tsunami

Nesta quarta-feira (14), um forte terremoto, com magnitude 6,1, na costa japonesa. O tremor aconteceu quase duas horas após outro terremoto, de magnitude 6,8, ter causado um tsunami pequeno na costa de Hokkaio. O terremoto aconteceu às 20h49 (7h49 no horário de Brasília), com uma profundidade de 9,5 quilômetros e 243 quilômetros de Kushiro.

Depois de oito minutos outro tremor, agora de 5,7 de magnitude, atingiu a mesma área. Os relatos de alerta para outro tsunami não foram notificados. De acordo com autoridades do país, o primeiro tremor causou ondas de tsunami com 10 centímetros, que chegaram até a costa da ilha sem provocar danos.

Alerta de tsunami foi mantido

As águas atingiram a altura de 10 centímetros no cabo Erimo, na costa oeste, e foram vistas às 18h52 (6h52 no horário de Brasília). O alerta de um possível tsunami foi mantido para as províncias Aomori e Iwate, da ilha de Hokkaido. De acordo com as autoridades japonesas, as ondas poderiam chegar a 50 centímetros. Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o tremor aconteceu às 19h08.

O epicentro do tremor chegou a 26,6 quilômetros de profundidade, sendo que aconteceu a 234 quilômetros de Kushiro. De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o epicentro ficou a 210 quilômetros de Hokaido, e uma profundidade de somente 10 quilômetros. Em março do ano passado, a costa nordeste japonesa foi atingida pelo terremoto mais forte da história do país, que provocou um tsunami que devastou diversas áreas, além que causar a pior crise nuclear desde Chernobyl.