Publicado em: quarta-feira, 20/06/2012

Fortalecimento do Mercosul pode ajudar no processo de diálogo entre Brasil e Argentina

Segundo Alessandro Teixeira, secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o fortalecimento e integração dos países por meio do pode ter papel importante para melhorar a qualidade das relações entre os participantes do bloco econômico. Um exemplo disso é o Brasil e a Argentina que nos últimos meses tiveram diversos debates sobre o comercio entre os dois países. Segundo Teixeira, há muitas críticas para o bloco, mas o seu fortalecimento teria um papel importante para solucionar o problema comercial entre os dois países vizinhos.

Bloco dá sustentabilidade para os países lutarem contra os baixos preços asiáticos

Para Teixeira além de resolver problemas entre os países, também os torna mais fortes para lutar contra a competição com preços baixos com os países asiáticos. Segundo ele, essa competição teve reflexos negativos na indústria brasileira e quebrou as indústrias argentinas. Essas declarações foram dadas pelo secretário durante uma audiência pública realizada pelo Senado Federal. O objetivo do evento era debater formas alternativas de melhorar a relação entre Brasil e Argentina, principalmente no que diz respeito ao comércio entre os dois países.

Dificuldade no comércio bilateral prejudica economia brasileira

Teixeira ressaltou que embora houvesse o problema da crise internacional que deixou o mercado instável, essa situação não deve ser resolvida por meio do trancamento do comércio. Ele admitiu que os primeiros meses de ano obtiveram baixa exportação, mas que os problemas entre os dois países foram problemáticos e prejudicaram também a economia brasileira. O secretário criticou a atitude do país vizinho em impor barreiras para produtos brasileiros e disse que as conversas entre os dois países tem ocorrido constantemente. Na próxima semana já está marcada uma nova reunião entre os governos dos dois países para tentar solucionar o impasse.