Publicado em: quinta-feira, 06/03/2014

Fórmula 1: Williams apresenta novo modelo do FW36 para a temporada

Williams apresenta novo modelo do FW36 para a temporada da Fórmula 1Nesta quinta-feira (6), a Williams apresentou oficialmente um novo modelo para o FW36, para a disputa da temporada 2014 da Fórmula 1. Com a cor branca predominante, o carro não terá neste ano a pintura azul escura, como foi na disputa da pré-temporada, em Jerez de la Frontera, na Espanha; e no Bahrein.

A pintura branca é em alusão ao novo patrocinador da escuderia, a empresa de bebibas, Martini & Rossi, sediada na Itália. Além da cor predominante, o novo FW36 conta com faixas em azul-claro, azul-marinho e vermelho. O nome da equipe também mudou para Williams Martini Racing. Haverá também um tributo ao tricampeão mundial Ayrton Senna, no bico do carro; mas dessa vez, ao invés da letra ‘S’, o logotipo que homenageia o piloto, morto há 20 anos.

Esta não é a primeira vez que a Martini patrocina equipes de Fórmula 1. Durante a década de 70, a fabricante destacou sua marca nos carros da Brabham, até 1977; e da Lotus, em 1979. A empresa não tinha ligação com a categoria desde 2006, quando patrocinava a equipe Ferrari.

Durante a cerimônia de apresentação da nova pintura do carro, os brasileiros Felipe Massa, piloto titular, e Felipe Nasr, piloto reserva; posaram com os novos macacões brancos, com faixas azuis e vermelhas, assim como o finlandês Valtteri Bottas e a pilota de desenvolvimento da escuderia, a britânica Susie Wolff.

Martini já participou de outras categorias do automobilismo além da Fórmula 1

Além do patrocínio de tradicionais equipes de Fórmula 1, a Martini também teve passagens por outras categorias do automobilismo mundial. Em 1962, participou das 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos, com um Alfa Romeo SZ. A empresa também patrocinou carros em corridas como as 24 Horas de Le Mans, na França; além da DTM e do Mundial de Rali.