Publicado em: segunda-feira, 25/06/2012

Fórmula 1 – Em casa, Alonso reassume a liderança do campeonato

Correndo em Valência, o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, brilhou no GP da Europa de Fórmula-1, no último domingo (23), e venceu a corrida ‘em casa’, assumindo a liderança do Mundial de Pilotos, e levando a torcida local ao delírio.

Alonso ganhou nada menos do que dez posições durante a corrida, exibindo um repertório de ultrapassagens e contando com a sorte na parte final da corrida para vencer. Na 35ª, o então líder Sebastian Vettel, da Red Bull, abandonou por problemas mecânicos, e com isso o espanhol da Ferrari assumiu a primeira colocação, conduzindo até a vitória.

A segunda colocação foi de Kimi Raikkonen, da Lotus, enquanto que Michael Schumacher, da Mercedes, completou o pódio. Felipe Massa chegou a ensaiar uma reação semelhante ao seu companheiro de equipe, porém, viu seus planos de corrida ruírem após ser atingido pelo japonês Kamui Kobayashi, e acabou na 16ª colocação.

O outro brasileiro na corrida, Bruno Senna, também se envolveu em um acidente com Kobayashi. Porém, no caso do piloto da Williams, o culpado foi o brasileiro, que teve de pagar uma pena com um ‘drive-through’. Senna foi beneficiado por uma punição ao venezuelano Pastor Maldonado – outro que provocou um choque em Valência – e terminou a corrida em décimo.

Alonso é o primeiro piloto a conseguir duas vitórias na atual temporada da Fórmula-1, e com 111 pontos assumiu a liderança do Mundial. A segunda colocação é do australiano Mark Webber, da Red Bull, que tem 20 pontos a menos. Lewi Hamilton, da McLaren tem 88, enquanto que Vettel soma 85. Bruno Senna está na 15ª posição, com 16 pontos, enquanto que Felipe Massa, com somente 11 pontos, ocupa o 16º lugar.