Publicado em: terça-feira, 27/05/2014

Forças do governo da Ucrânia retomam controle de aeroporto Donetsk

Forças do governo da Ucrânia retomam controle de aeroporto DonetskAté o momento, 35 pessoas morreram vítimas do combate entre rebeldes de as forças do governo da Ucrânia. O aeroporto da região de Donetsk, que fica no leste do país, foi dominado por rebeldes na última segunda-feira, dia 26 de maio. Já nesta terça-feira, 27, o governo retomou o controle do local.

As forças governamentais destruíram um acampamento montado na cidade vizinha de Luhansk. O ministro do Interior, Arsen Avakok, comemorou a ação dizendo que os rebeldes foram atingidos enquanto que o governo não. A Força Aérea também destruiu outro acampamento onde os rebeldes faziam treinamento.

O prefeito da cidade Alexander Lukyanchenko declarou que a situação continua tensa. Durante esta manhã, cerca de 31 pessoas ainda estavam recebendo atendimento médico no hospital. Entre os feridos estavam quatro moradores da cidade. Os 35 mortos fazem parte dos rebeldes.

Um caminhão do batalhão Vostok foi atingido em Donetsk e transportava os feridos do aeroporto. As informações são de que mesmo com a bandeira de assistência médica, o veículo foi atingido. Além dos 35 mortos, há 15 feridos. O exército da Ucrânia enviou helicópteros, paraquedistas e aviões de combate para retomar o controle do aeroporto de Donetsk.

O aeroporto foi tomado pelo grupo separatista pró-Rússia e a ação foi realizada sem violência.