Publicado em: terça-feira, 11/10/2011

Forças do CNT dominam sede central da polícia em Sirte

As tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT) conseguiram tomar o controle da sede da polícia em Sirte nesta terça-feira (11). A conquista representa o avanço dos ex-rebeldes em direção aos combatentes fiéis a Muamar Kadafi, ex-ditador da Líbia, na região. A ofensiva faz parte dos planos finais para conseguirem dominar a cidade natal do líder deposto. As tropas do CNT estavam avançando ao centro da cidade para tomar pontos estratégicos e encurralar os homens de Kadafi.

Depois de conseguirem dominar a sede central da polícia, as tropas do governo interino comemoraram com tiros para o alto. A sede foi abandonada pelas forças pró-Kadafi e fica localizada perto da praça central, onde permanece sob controle dos fiéis ao antigo regime. Cada edifício tomado é uma conquista simbólica, pois representa o avanço cada vez mais central das forças do CNT. Sirte ficou rodeada pelos ex-rebeldes durante semanas antes de darem início à ofensiva armada.

Um dos comandantes das operações da frente leste e da brigada “Líbia livre”, Nasser al-Mgasbi, afirmou que “está quase conquistada [Sirte], já não resta mais nada nas mãos dos homens de Muamar Kadhafi”. O comandante também informou que os combatentes saquearam o quartel e queimaram fotos do antigo ditador.

O próximo alvo a ser ocupado dentro de Sirte é a praça central, ainda dominada pelos pró-Kadafi. A cidade representa um dos últimos redutos ainda fiéis ao ditador. Civis tem sido retirados de Sirte ao longo dos combates, mas todos precisam ser revistados antes de serem transportados por comboios.