Publicado em: segunda-feira, 09/06/2014

Forças Armadas iniciam planejamento do esquema de segurança para a Copa do Mundo

Forças Armadas iniciam planejamento do esquema de segurança para a Copa do MundoAs preparações para a Copa do Mundo, principalmente para quem fica responsável pela segurança já estão sendo intensificadas. O Comando Militar do Planalto deu início nesse domingo (7), a um esquema para as operações militares de segurança que acontecerão em Brasília durante o mundial, no qual a abertura será nessa quinta-feira (12).

Foram convocados em torno de 3,9 mil militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica que ficarão preparados para qualquer eventualidade durante os jogos. Mesmo com o treinamento sendo feito, os militares não ficarão nas ruas, somente para a escolta de autoridades e em alguns lugares determinados da cidade, assim como já é feito em lugares como o Palácio do Planalto, além disso, as Forças Armadas irão agir também em situações de crise, como no caso de ataques terroristas, protestos e manifestações que apresentem perigo. Como forma de demonstração à imprensa, os militares exibiram veículos, equipamentos de segurança e até helicópteros que serão utilizados em operações, isso aconteceu na região central de Brasília e estavam presentes cerca de 2,8 mil militares.

Casos especiais

O comandante do Exército Racine Bezerra Filho, coordenador das açõies de defesa da Copa do Mundo em Brasília, afirmou que todos os procedimentos que estão centro treinados, só serão colocados em prática em ‘último caso’’. Já nos casos de manifestações, existe um método que funciona como uma sequência de atividades e negociações, apenas em situações extremas que as Forças Armadas irão agir, até então, não há técnicas para prevenir as manifestações, apenas em casos de alguma ação que possa atingir a lei e a ordem. Segundo informações do comandante, estão inclusos nas principais técnicas de defesa, o antiterrorismo, a defesa aeroespacial e cibernética e a fiscalização de explosivos, são alguns do quesito no qual eles estão preparados para o combate.