Publicado em: sexta-feira, 24/02/2012

Força Nacional do SUS e FAB prestam assistência para vítimas das chuvas no Acre

Três aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) foram mobilizadas para ajudar as vítimas das enchentes que tem afetado o estado do Acre. Dois aviões e um helicóptero fazem o transporte de bombeiros da Força Nacional, de militares do Exército Brasileiro e de alimentos para serem distribuído aos desabrigados.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, mais de 65 mil pessoas foram atingidas devido às chuvas que provocaram o transbordamento do Rio Acre. Só na capital Rio Branco já são aproximadamente 12 mil vítimas e a cidade está sob estado de emergência desde quinta-feira (23). Calcula-se que o prejuízo com a perda da produção agrária ultrapassa R$ 12 milhões.

Dois aviões e um helicóptero sediados na Base Aérea de Campo Grande (BACG) participam da missão humanitária. Na sexta-feira (17) quase três toneladas de equipamentos foram carregadas. Já no domingo (19), mais seis toneladas de material foram enviadas.

As operações de ajuda aos desabrigados foram reforçadas pelo Corpo de Bombeiros de Brasília, 43 homens chegaram a Rio Branco na quarta-feira (22).
A equipe que é composta por especialistas em áreas como resgate aquático, busca de pessoas perdidas, defesa civil e resgate em altura. Além da tripulação, foram enviadas 25 barracas da Defesa Civil para abrigar pessoas, além de pranchas, macas e outros materiais. Além disso, a equipe também deve reforçar a entrega das cestas básicas para as populações isoladas.