Publicado em: sábado, 24/03/2012

Fonte informa que Facebook comprou 175 patentes da IBM

Numa tentativa de ampliar o seu portfólio de propriedade intelectual, o Facebook adquiriu centenas de patentes da IBM. Foram 750 patentes, que abrangem um amplo espectro de tecnologia e de ferramentas de busca a semicondutores. Uma fonte próxima ao assunto foi quem liberou a informação, mas um porta-voz do Facebook não quis comentar a questão.

O Yahoo havia processado o Facebook no começo de março, acusando a rede social de ter infringido dez patentes, incluindo várias relacionadas a tecnologia de anúncios digitais.

A defesa mais comum usada por empresas que sofrem esta acusação é ameaçar um contra processo usando suas próprias patentes. Mas neste caso, o Yahoo possui muito mais patentes que a rede social. Isso, antes da transação da IBM. O Yahoo possuía mais de 3,3 mil patentes e aplicações de patentes publicadas.

Pré negociação

Antes, o Facebook tinha registrado apenas 56 patentes e 503 aplicações, até o dia 31 de dezembro, de acordo com um documento da empresa registrado no Securities and Exchange Comission, regulador do mercado de capitais do país.
Não sabe quanto dinheiro esteve envolvido nesta transação com a IBM, mas empresas de tecnologia que estão em busca do aumento de seus portfólios, acabam elevando os preços de propriedade intelectual.

No último verão, o Google concordou em adquirir a Motorola Mobility por US$ 12,5 bilhões, e afirmou que as patentes da empresa teriam sido os maiores atrativos. O acordo surgiu logo após a Nortel Networks ter vendido cerca de 6 mil patentes a um consórcio liderado pela Apple, por apenas US$ 4,5 milhões, depois que o Google abriu mão desta oferta.