Publicado em: quinta-feira, 25/07/2013

Folha e Clarín lançam aplicativo que conta história do Papa Francisco

Folha e Clarín lançam aplicativo que conta história do Papa FranciscoOs dois maiores jornais impressos do Brasil e da Argentina, a Folha de S. Paulo e o Clarín, anunciaram uma interessante parceria nesta semana. Os grupos de comunicação lançaram o aplicativo “Papa Francisco” para iPad, que conta a história de vida do pontífice argentino.

O app já está disponível na App Store. É uma narrativa híbrida, com recursos interativos e intuitivos – como é de se esperar para a plataforma tablet. Não é de graça, mas é quase. Vendido por $ 2,99, ou R$ 6,70, o material é encontrado nos idiomas português e espanhol. Ainda está indisponível para Android. Edições em inglês e italiano estão em desenvolvimento.

A reportagem é envolvente, porque mescla a história do argentino, Jorge Bergoglio, desde o início da jornada cristã – como padre, arcebispo e Papa. No app são encontrados relatos sobre a participação de Jorge na ditadura argentina e sua obsessão pelos menos favorecidos. A navegação reúne depoimentos e entrevistas, com participação de Sérgio Rubín, biógrafo do sacerdotista. O Clarín incluiu os testemunhos de Julio Algañaraz, que esteve presente na cobertura da escolha do novo papa, em março deste ano, com detalhamentos sobre os 90 votos.

O material traz fotos da cidade de Portacomaro, na ótica da repórter Marina Antusa – região italiana dos ancestrais de Francisco. A cobertura fotográfica é vasta, com imagens exclusivas, não publicadas nas versões papel e site. Há ainda vídeos, com comentários dos teólogos Hans Küng e Leonardo Boff; Infográficos e histórias sobre os jesuítas argentinos; falas do atual Papa; entre outras curiosidades.

É interessante devido ao formato da apresentação no tablet. Pode ser navegado na horizontal, vertical, com ordem de leitura de acordo com a conveniência do leitor. Não precisa ser lido como em um jornal, por exemplo, onde começar pelo fim não faz sentido.