Publicado em: quarta-feira, 27/07/2011

Folha de S. Paulo publica entrevista em que ministro Jobim assume ter votado em Serra

Em edição publicada nessa quarta-feira (27), o jornal Folha de S. Paulo divulga entrevista realizada com ministro da Defesa, Nelson Jobim, na qual o representante do governo atual afirma ter votado no candidato da oposição, José Serra (PSDB), nas eleições de 2010. O ministro ocupa o cargo desde 2007, o que marca sua entrada no governo federal ainda durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na entrevista, Jobim garante que a presidente Dilma Housseff tem conhecimento da decisão que foi feita na votação.

De acordo com a entrevista publicada, Jobim afirmou “em uma reunião de articulação do governo, da qual eu participava, eu levantei o seguinte problema. Eu disse: ‘Olha presidente (Lula), eu estou com um problema. De um lado, por razões pessoais eu não tenho condições de fazer campanha para a ministra Dilma, uma vez que sou amigo íntimo do Serra. (…) Por outro lado eu tenho também um impedimento de natureza institucional de fazer campanha para o Serra”.

Porém, o ministro garante que o ex-presidente orientou que ficasse de fora das campanhas e que compreendia a situação na qual seu ministro se encontrava, tendo avisado a outros representantes do governo que não incluíssem Jobim nas campanhas eleitorais a favor de Dilma.

Com relação ao fato de a presidente ter conhecimento da sua preferência no momento da eleição, Jobim defende que não é do tipo para fazer dissimulações e tentar passar uma imagem diferente daquela que ele realmente é. Por isso, sua posição sempre foi clara e explícita para os líderes do governo.