Publicado em: segunda-feira, 26/09/2011

Fogo se alastra na Região Metropolitana de Belo Horizonte

O incêndio, que começou na sexta-feira, dia 23 de setembro, devastou uma das principais áreas verdes de Belo Horizonte, o Parque da Rola Moça, nos últimos três dias. O fogo ganhou força, e muitos moradores tiveram que sair de casa porque o incêndio ameaçava invadir os condomínios fechados da região.

Cerca de 80% da vegetação do porque foi destruída. De acordo com o sargento Eduardo Quirino da Silva, 40 brigadistas, 46 bombeiros e mais seis policiais militares tiveram o auxílio de dois helicópteros, o Guará do Instituto Chico Mendes e o Pégasus da PM, para cessar as chamas até a noite de ontem.

O Parque da Rola Moça possui 3.941 hectares de área verde que passam por muitas cidades como Belo Horizonte e Nova Lima. Em Ibirité, a área se mistura aos Cerrado e a Mata Atlântica, onde se encontram animais ameaçados de extinção, como lobo-guará e onça parda. Outra área verde de Minas Gerais que está em chamas é a Serra do Cipó. Somente na sexta-feira, de acordo com o sargento Quirino, aproximadamente 500 hectares da área foram destruídos pelo fogo.

Profissionais do Corpo de Bombeiros e brigadistas do Ibama tentaram acabar com o incêndio. Mas tiveram que parar quando anoiteceu e retornar hoje pela manhã. A causa principal, apontada pelos bombeiros, é o tempo seco. O capitão do Corpo de Bombeiros afirma que mesmo que tivessem mais profissionais, não dariam conta de controlar os incêndios, pois são muitos focos espalhados por todo o Estado.