Publicado em: quinta-feira, 08/09/2011

FMI muda expectativa de crescimento mundial da economia

Na quarta-feira (7), o Fundo Monetário Internacional (FMI) fez mais uma previsão de baixa para o crescimento da economia mundial. Em sua ultima previsão, a expectativa era que a economia tivesse o crescimento de 4,2%. Agora, espera-se que fique em apenas 4%. Os dados foram anunciados pela “perspectivas econômicas mundiais” do FMI.

A oficialização do rebaixamento deve ser concretizado no dia 20 de agosto. Em agosto passado, o FMI havia indicado que a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) mundial fosse de 4,2% para este ano e de 4,3% para 2012. Para o próximo ano, o índice perdeu 0,1%.

O mesmo ponto percentual foi rebaixo na expectativa dos países emergentes, cujos PIB agora devem ser de 6,5% para este ano e de 6,4% para 3012.

Para a zona do euro, o FMI rebaixou o PIB da região. No ultimo relatório, a previsão era de crescimento em 1,9,% neste agora. Agora, o índice para a ser de 1,7%. Neste ano, os países da zona do euro estão enfrentando a inflação de 2,5% ao ano. FMI indica que os estados unidos deve ter um crescimento de 1,4% para a inflação neste ano, ficando a 3% mas com queda em 2012, de 1,3%.

Para a expectativa dos índices de desemprego, o FMI deve prever uma queda mundial de 10%. Este foi o único valor que não sofreu alterações em relação ao último relatório.