Publicado em: domingo, 09/03/2014

Fluminense se classifica, e Botafogo está praticamente fora

Fluminense se classifica, e Botafogo está praticamente foraApós a goleada por 5 a 1 sobre o Friburguense, na última quarta-feira, o Fluminense assegurou a vaga para as fases finais da Taça Guanabara. Embora ainda tenhamos três rodadas para o término da fase classificatória da competição, será difícil ter alguma surpresa na reta final. Flamengo e Fluminense, respectivamente com 31 e 26 pontos, já estão garantidos. Vasco e Cabofriense, ambos com 24, precisam de apenas mais uma vitória cada para se garantirem nas fases finais, que contam com apenas quatro equipes.

Probabilidades

Pelos cálculos do matemático Tristão Garcia, o Vasco tem 99% de chances de passar à próxima fase, enquanto a Cabofriense tem 96%. Nos dois casos, para que as equipes não assegurem a vaga, será necessário perder as três partidas que estão por vir, ou conquistar um máximo de dois pontos.

A partir do G4 da Taça Guanabara, a situação muda drasticamente. Na quinta posição, o Nova Iguaçu tem apenas 2% de chances de avançar à fase eliminatória. A grande decepção da competição é o Botafogo, único dos grandes do Rio de Janeiro que não deve avançar à próxima fase. O Botafogo tem apenas 1% de chances de passar à fase seguinte, precisando vencer todos os confrontos que estão por vir e, ainda por cima, torcer contra os adversários que estão na parte superior da tabela. Para complicar ainda mais a situação, o Botafogo enfrenta o Flamengo, líder da Taça Guanabara.

Rebaixamento

Se a parte de cima tabela não está exatamente emocionantes, o mesmo não pode ser dito da zona de rebaixamento. Neste ano, a Taça Guanabara é disputada por 16 equipes, das quais duas serão rebaixadas. No momento, estas equipes seriam o Duque de Caxias, com oito pontos, e o Audax RJ, com sete. Contudo, um pouco acima na tabela, Resende (9 pontos) e Bonsucesso (11) ainda estão seriamente ameaçados. O Macaé também tem chances matemáticas de cair, mas são bem mais remotas. Portanto, a disputa deve mesmo ficar entre as quatro equipes que ocupam as últimas posições.

Próxima rodada

A 13ª rodada da Taça Guanabara, que acontece neste final de semana, poderá ajudar a definir algumas destas situações, principalmente no que diz respeito à parte de cima da tabela. O Botafogo, ainda em busca de uma vaga no G4, terá o clássico contra o Flamengo. O Fluminense será recebido pelo Duque de Caxias, em partida de extrema importância para a parte inferior da tabela. Ainda nesta linha, teremos também Vasco x Bonsucesso.

Além da classificação assegurada, o Flamengo está muito próximo de conquistar a liderança antecipada na tabela, o que daria à equipe o direito de decidir as partidas das fases finais como mandante. O Flamengo vem fazendo uma campanha impressionante na temporada: até o momento, após 12 rodadas, a equipe tem dez vitórias, um empate e uma derrota. Curiosamente, o rubro-negro atuou como mandante nas duas partidas em que não venceu, empatando com o Duque de Caxias e sendo derrotado no clássico contra o Fluminense, por 3 a 0.