Publicado em: quarta-feira, 31/08/2011

Fiscalização encontra sete bueiros com risco de explosão no Rio

Nesta quarta-feira (31) a empresa contratada para fiscalizar os bueiros na cidade do Rio de Janeiro encontrou mais sete bueiros com alto risco de explosão. Os problemas estão localizados na rua Conde do Bonfim, na Tijuca, que fica na zona norte da cidade. Em todos os casos de bueiros que apresentavam problemas o protocolo de emergência foi acionado, logo o Centro de Operações do Rio e as concessionárias Light, que administra o fornecimento de energia no Rio de Janeiro, e também a Companhia Estadual de Gás (CEG) foram comunicadas.

Ainda na terça-feira (30), a fiscalização encontrou oito bueiros que também poderia explodir na região central do Rio de Janeiro. Sete ficavam localizados na rua Treze de Maio e um na avenida Almirante Barroso. Outro bueiro que ficava na rua Senhor dos Passos explodiu na manhã desta quarta-feira, por volta das 9h. Bombeiros e técnicos da Light chegaram ao local que precisou ser isolado. Na última segunda-feira (29) também ocorreu à explosão de um bueiro na rua Treze de Maio.

Desde o dia 12 de agosto, que marcou o começo das atividades de fiscalização foram realizados 2.042 monitoramentos nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Botafogo, Grande Tijuca e na região central da cidade. Até está quarta-feira foram encontrados 24 bueiros com alto risco de explosão.

Este monitoramento deve durar seis meses, e é uma iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro com o Governo do estado, Ministério Público e conta também com a participação do Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).