Publicado em: quinta-feira, 03/01/2013

Filmes planejam contar a história de Julian Assange e do WikiLeaks

Filmes planejam contar a história de Julian Assange e do WikiLeaksNo fim do documentário Nós Roubamos Segredos (We Steal Secrets em inglês), que Alex Gibney está realizando sobre a vida de Julian Assange e o WikiLeaks, aparece um letreiro que fala sobre o destino de Bradley Manning, soldado que está em julgamento pois divulgou documentos secretos. No texto aparece a mensagem que pergunta do que ele foi considerado culpado e a quanto tempo ele foi sentenciado.

As perguntas aparecem na tela com pontos de interrogação, pois são informações que ainda não são conhecidas, porém a linha diz que Gibney não tem uma perspectiva muito grande de que Manning possa escapar de sofrer uma punição.

O soldado tem papel principal em um de diversos filmes que Hollywood está preparando sobre cidadãos que ficaram mais fortes que os governos mais poderosos do mundo por utilizar a internet para que revelem segredos de diplomacia.

O filme tem sua estreia agendada para o Festival de Sundance, neste mês e é uma colaboração do produtor Marc Shmuger, que até o ano de 2009 presidia o conselho da Universal Pictures, e Gibney, que ganhou um Oscar pelo documentário Um Táxi para a Escuridão em 2007, que contava a tortura e assassinato que soldados dos Estados Unidos fizeram a um taxista do Afeganistão.

Após deixar a Universal, Shmuger fundou a produtora Global Produce e esteve boa parte de 2010 fazendo acompanhamento de reportagens de Assange, um hacker da Austrália que esteve em manchetes por tentar impor a transparência dos governos e de empresas.

Shmuger fez a descoberta do contato de Gibney, e propôs a criação do filme. O diretor, que tinha recém concluído o filme Cliente 9: A Ascensão e Queda de Eliot Spitzer no ano de 2010 lembra-se que a primeira reação que teve foi querer evitar esta proposta, pois segundo Gibney, isto não poderia ter ocorrido em pior momento.

Porém ele, assim como Shmuger, se cativaram tanto pela história dos personagens e da narrativa que querem fazer mais de um filme sobre a história do WikiLeaks.