Publicado em: sexta-feira, 02/08/2013

Filme ‘O palhaço’, estará em festival na Austrália

Filme 'O palhaço', estará em festival na AustráliaO longa-metragem tem direção de Selton Mello. O ator também é o protagonista da história. O filme está se dando tão bem no meio cinematográfico que está na programação de abertura do 8º festival latino-americano da cidade de Sydney. O evento acontecerá na Austrália a partir do dia 4 até o dia 15 de setembro. O filme “O palhaço” foi o representante do Brasil na cerimônia do prêmio Oscar. A categoria foi a de melhor filme estrangeiro, mas infelizmente não foi o preferido dos críticos.

É a segunda produção de Selton Melo que vem se destacando não só na interpretação impecável de seus personagens, mas na profundidade e originalidade na direção das cenas. A história do longa é sobre um palhaço dos anos de 1970. O protagonista viaja em um circo de cidade em cidade. Ele vive uma crise, até quem faz os outros rirem também chora. O palhaço pensa se vale mesmo a pena ser um simples funcionário ou se dedicar divertindo o público a cada apresentação.

Na programação do evento está também o filme “Piedra, papel o tijera”, uma produção da Venezuela. O diretor do longa é Hernán Jabes e também foi um dos indicados ao Oscar na mesma categoria de “O palhaço”. Além dele, o stop motion uruguaio “”Selkirk, o verdadeiro Robinson Crusoé” será mostrado ao público. É o primeiro do gênero produzido no país.

Serão 22 produções de alto nível dos hermanos latinos. Para completar a lista, serão exibidos 12 curtas-metragens em formato documental e ficção. No quesito documentários o destaque é do Peru com a produção chamada “Peru sabe: a cozinha, arma social”. Trata-se de dois cozinheiros que viajam todo o território do país em busca da culinária. São eles Gastón Acurio e Ferran Adrià.

Voltando à produção brasileira, “O palhaço” é de 2011. Nele, o personagem Benjamin passa a perceber que a vida de palhaço é o único meio de deixar as pessoas sorrirem de forma espontânea. Ele tem a companhia do pai Valdemar, papel mais que perfeito para o ator Paulo José. O primeiro filme de Selton Mello foi o “Feliz Natal”, de 2008.