Publicado em: quinta-feira, 26/06/2014

Filme “Karatê Kid” completa 30 anos

Filme “Karatê Kid” completa 30 anosA produção cinematográfica ícone dos anos de 1980, “Karatê Kid” custou US$ 8 milhões. Somente nos Estados Unidos, conseguiu arrecadação de US$ 90 milhões. O ator Pat Morita, que dá vida ao personagem Miyagi, foi indicado ao Oscar na categoria melhor ator coadjuvante.

A história começou há 30 anos, quando um adolescente se muda de Nova Jersey para a Califórnia por causa que a mãe consegue um emprego melhor em Los Angeles. O garoto se vê muito desmotivado com a situação. Na época, a trama se tornou um grande sucesso. O personagem de “Karatê Kid-A Hora da Verdade” é Daniel Larusso. Ele é um jovem e tem o temperamento muito forte ao ter sua vida transformada pela mudança de cidade.

O filme trata de questões frequentes na fase da adolescência como as brigas na escola e a descoberta do primeiro amor. O protagonista é papel de Ralph Macchio. Ele se apaixona por Ali, interpretada por Elisabeth Shue. O rapaz começa a ser perseguido pelo ex-namorado de Ali, Johnny. O vilão é faixa preta em karatê e faz parte de um grupo de briguentos.

Daniel chega a ser perseguido várias vezes por Johnny e quase morre. As cenas mostram lutas facilmente identificadas como sendo coreográficas. Um dos golpes acerta Ralph, que é salvo por Miyagi, um zelador misterioso interpretado por Pat Morita. O zelador se torna praticamente o pai de Daniel, capaz de o proteger.

Miyagi sugere um torneio de karatê para colocar um ponto final na briga entre os rapazes, que têm dois meses para se prepararem para o duelo. Miyagi ensina a arte marcial e Daniel sequer irá perceber. Esses exercícios são criação do roteirista do filme, o Robert Mark Kamen. A direção do longa é de John Gilbert Avildsen.

“Karatê Kid” chegou a ser a quinta maior bilheteria dos EUA, no ano de 1984. A produção ganhou um série de outros três longas. Em 2010, foi feito um remake com os atores Jaden Smith e Jackie Chan.