Publicado em: quinta-feira, 01/09/2011

Filhos de Kadafi prometem retaliação e negociação ao mesmo tempo

O filho de Muammar Kadafi, Saif al-Islam, anunciou por meio de um arquivo em áudio que forças aliadas ao ex-ditador em Sirte, cidade natal de Kadafi, estão prontas para atacar e logo pretendem retomar o controle da capital do país, a cidade de Trípoli. A mensagem foi transmitida nesta quarta-feira (31) pela televisão Al-Ray. O filho de Kadafi informou que gravou o áudio em Trípoli e que Kadafi está em boas condições.

O recado de Saif foi divulgado minutos depois de seu irmão, Saadi Khadafi, ter confirmado que foi oficialmente nomeado como responsável para fazer as negociações com aqueles que se mantém fiéis a Kadafi. Nesse caso, a declaração de Saadi foi veiculada pela televisão árabe Al-Arabiya. Ambas as informações vem depois do prazo concedido pelo Conselho Nacional de Transição (CNT) que garantiu três dias para que as forças leais a Kadafi se rendam. Caso contrário, o CNT declarou que vão ser obrigados a avançarem militarmente sobre Sirte.

De acordo com Saif, Kadafi tem um exército de 20 mil homens armados para lutarem contra os rebeldes que se aproximarem de Sirte. Além disso, o filho do ex-ditador afirmou que vão recuperar a Praça Verde, localizada em Trípoli, que recentemente foi rebatizada de Praça dos Mártires.

Enquanto isso, Saadi garante que foi autorizado por seu pai a negociar com os rebeldes. De acordo com ele, “estivemos falando sobre negociações baseadas no fim do banho de sangue.Nós reconhecemos que eles representam um partido legal, mas nós somos o governo e também uma parte da negociação.”