Publicado em: terça-feira, 23/08/2011

Filho de Portinari, João Cândido, se emociona com homenagem ao pai no show do Criança Esperança

O show do Criança Esperança que aconteceu no último sábado (20) teve como inspiração para fazer uma homenagem com a produção o pintor brasileiro Cândido Portinari. Apesar de o artista não estar mais presente para ter acompanhado o evento, seu filho, João Cândido Portinari, se emocionou ao acompanhar a realização do evento. O filho de Portinari estava constantemente pelo HSBC Arena, local onde a apresentação aconteceu, e participou das trocas de cenários que fazia referência às obras de seu pai.

Sobre a homenagem que a produção do Criança Esperança fez ao seu pai, João Candido declarou que “estou encantado com a ideia de fazer como tema do Criança Esperança a obra e o pensamento de Portinari. Esperança é a palavra mais linda e criança vem de criador. O milagre da vida é a criação. Eu tenho impressão de que ele ia ficar como ficou na inauguração dos murais Guerra e Paz, no Teatro Municipal, há 54 anos. O jornal publicou: ‘A voz de Portinari, emocionada, baixou de tom, reduziu-se a um fio, emudeceu.’ Eu acho que isso que aconteceria.”

O artista plástico é conhecido principalmente por retratar os retirantes nas suas obras, mas também tem traços de ternura e lirismo. João Cândido lembra que a relação do seu pai com a sua própria infância era muito forte e, para deixar suas lebranças registradas, Portinaria publicou o livro “Retalhos da minha vida de infância”.

O Criança Esperança é um projeto em parceria entre a Rede Globo e a fundação UNESCO.