Publicado em: quinta-feira, 27/03/2014

Filho de Johnny Cash anuncia possíveis novos álbuns

Filho de Johnny Cash anuncia possíveis novos álbunsNa última segunda-feira, 24 de março, foi lançado o álbum “Out Among the Stars”, de Johnny Cash. Este foi o terceiro álbum de músicas inéditas do cantor após sua morte, em 2003. Antes, haviam sido lançados de maneira póstuma os dois últimos discos da coleção American Recordings. Ao longo destes 11 anos, centenas de outros discos de Johnny Cash foram lançados, mas a imensa maioria era composta por versões demo e sobras de gravações.

Após a série American Recording, Out Among the Stars foi o primeiro álbum realmente inédito do lendário cantor. O disco, que foi produzido em 1984, deveria ter sido lançado pela Columbia Records na época. Contudo, após a demissão de Johnny Cash da gravadora, Out Among the Stars ficou engavetado, sendo redescoberto apenas em 2012 por John Carter Cash, filho de Johnny Cash e June Carter.

Novos materiais

O lançamento foi recebido com muitos elogios pelos fãs do gênero. Out Among the Stars revela um período difícil na carreira de Johnny Cash, no qual seu estilo de Country estava sendo substituído comercialmente pelo “Countrypolitan” de cantores como Garth Brooks e Billy Ray Cyrus. Cash só viria a ser redescoberto anos depois, quando o produtor Rick Rubin deu início à histórica série American Recordings.

Nesta quarta-feira, 26 de março, John Carter Cash afirmou que ainda há uma grande quantidade de materiais do pai que poderão virar novos álbuns inéditos. John é conhecido pelo respeito à obra e à memória dos pais, escrevendo constantemente sobre a história de ambos. Ele também é responsável por um extenso trabalho de catalogação da obra de Johnny Cash.

American Recordings

A grande maioria dos discos póstumos de Johnny Cash é vista com desconfiança pelos fãs, pois, em boa parte, tratam-se de álbuns “caça-níqueis”, apenas coletâneas de clássicos de outras décadas. O trabalho realizado por Rick Rubin e John Carter Cash vai na contramão deste mercado: ambos procuram obras inéditas, evitando também as sobras de estúdio.

De acordo com John, há material para o lançamento de cinco novos álbuns, caso tudo seja gravado. Contudo, a intenção do filho de Johnny Cash é selecionar algumas destas faixas para fazer novos lançamentos da série American Recordings, provavelmente três ou quatro álbuns.

Redescoberta

Após ter ficado distante dos holofotes por quase uma década, Johnny Cash foi redescoberto em meados da década de 1990. De lá pra cá, além dos inúmeros álbuns de coletâneas lançados, o “Man in Black” também teve parte de sua história contada no longa-metragem Johnny & June, com Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon interpretando o casal principal.

O lançamento de Out Among the Stars também foi acompanhado de um vídeo oficial para a música “She used to love me a lot”, com diversas imagens filmadas recentemente nos Estados Unidos. O novo álbum de Johnny Cash, após dois dias de seu lançamento, já está no topo das listas da Amazon dedicadas à música Country. O novo álbum foi disponibilizado em CD e vinil, mas não há previsão de lançamento no Brasil.