Publicado em: quarta-feira, 12/03/2014

FIFA reabre venda de ingressos para a Copa do Mundo nesta quarta

FIFA reabre venda de ingressos para a Copa do Mundo nesta quartaNesta quarta-feira, 12 de março, a FIFA dará início à penúltima fase de venda de ingressos para a Copa do Mundo de 2014. Nesta etapa, serão disponibilizados cerca de 160 mil ingressos para as partidas que ainda não estão com lotação esgotada (57 das 64 que serão disputadas). Esta fase de vendas, entretanto, será bem diferente daquelas que já foram realizadas anteriormente pela entidade máxima do futebol.

Velocidade

Nas outras etapas de venda, os usuários selecionavam os ingressos desejados e tinham de aguardar por um sorteio. Aqueles que fossem contemplados poderiam adquirir ou abrir mão dos ingressos. Agora, não haverá mais sorteio: quem chegar primeiro, leva. Por isso, é importante que os consumidores que desejam adquirir ingressos sejam rápidos. A abertura do sistema será realizada às 8h desta quarta-feira e, antes de efetuar a compra, é necessário preencher uma série de informações para que o pedido seja concluído.

Sistema

Esta mudança no processo tem causado alguma preocupação entre os torcedores que ainda desejam adquirir ingressos. Isso porque, nas etapas anteriores, o site oficial da FIFA apresentou uma série de problemas que, por vezes, fizeram com que os usuários tivessem de esperar até duas horas para ter a confirmação do pedido efetuada.

Entretanto, segundo a FIFA, estes problemas foram corrigidos. A entidade assegurou que, nesta próxima quarta-feira, o risco de “filas virtuais” é mínimo.

Ingressos

No total, apenas sete partidas da Copa do Mundo já estão com os ingressos esgotados. Além da abertura e da final, também não é possível adquirir mais ingressos para duas partidas na Arena da Amazônia (Estados Unidos x Portugal e Itália x Inglaterra). As oitavas de final que serão realizadas em São Paulo e Porto Alegre, além da semifinal em Belo Horizonte, também estão com ingressos esgotados.

Última chance

Após esta penúltima etapa de vendas, a FIFA disponibilizará um último lote de ingressos para a Copa do Mundo a partir do dia 15 de abril. Neste caso, será possível efetuar a compra tanto pela internet como nos postos de venda físicos da entidade, que serão instalados em todas as cidades-sede do Mundial.

Em todas as fases o preço dos ingressos é o mesmo, partindo de R$30 (Categoria 4, meia-entrada). Ao todo, a FIFA disponibilizara três milhões de ingressos para a Copa do Mundo, dos quais dois milhões já foram comercializados nas primeiras fases de vendas. Embora a entidade divulgue que ainda há um milhão de ingressos disponíveis para a Copa do Mundo, não há dados individuais sobre cada jogo. Ou seja, os consumidores não têm como saber quais partidas ainda possuem muitos ingressos disponíveis, e quais já estão quase esgotados.

Como era de se esperar, a Seleção Brasileira lidera o ranking de procura por ingressos. Na segunda posição da lista, surpreendentemente, encontra-se a seleção dos Estados Unidos, com Colômbia e Alemanha na sequência. A lista se completa com Argentina e Inglaterra. Ou seja, as partidas que envolvem estas seleções são, provavelmente, aquelas que têm o menor número de ingressos disponíveis.